terça-feira, 30 de novembro de 2010

O oportunista


Oportunismo - Atitude daqueles que preferem contemporizar, para atingir um fim, aproveitando-se das circunstâncias oportunas. Sistema ou prática política, que consiste em aproveitar-se das circunstâncias ou acomodar-se a elas para tirar proveito.

Há tempos pensei em candidatar-me ao desafio “Novas Oportunidades”. Afinal com a minha idade julgo já ter acumulado experiência suficiente para obter o certificado que diz que sem frequentar a escolaridade obrigatória, possuo no entando qualificações e formação que me permitem obter o diploma do 12.º ano de escolaridade. Não sendo justo para aqueles que tiveram de estudar para o obter é uma medida meritória... em teoria.

Dirigi-me a uma escola em Oeiras e falei com a psicóloga encarregue do projecto. Percebi entre outras coisas que tería de escrever a história da minha vida em folhas A4, só num dos lados, que cada folha teria de estar dentro de uma mica individual e que o dossier tinha de ser um específico daqueles tipo arquivo com um buraquinho para se poder puxar de dentro da capa. Ela até me mostrou em exemplo de alguém que se tinha candidatado e tinha conseguido obter o diploma. Um dossier azul que tinha na capa uma pombinha bordada e colada com cola transparente.

Na mesma altura resolvi candidatar-me ao IPAM – Instituto Português de Administração e Marketing. Tería de pagar mais ou menos 15 mil euros por três anos divididos em seis semestres. Para a entrevista e exame paguei 160 euros. Fiz o exame de admissão e lembro-me de responder a todas as perguntas numa só resposta. Não tendo sido informado da avaliação do exame, apenas me foi dito que tinha sido aceite. No dia em que fui fazer a última entrevista a senhora que me recebeu e entrevistou sabendo que eu tinha trabalhado em jornais, sentindo alguma empatia, informou-me que iría ser a minha professora de Relações Interpessoais nos dois primeiros anos. Nesse dia saí da faculdade e não voltei lá. Metade dos dentes que a professora tinha na boca estavam num péssimo estado de conservação para não dizer podres. Foi demais para mim.

Voltei a ser contactado pelas “Novas Oportunidades”. Tinha ficado suspenso na minha cabeça, pois eu não poderia competir com bordados. Não que não o consiga fazer se me empenhasse mas porque senti que alguma coisa não estava correcta. Voltei munido do meu dossier sem nada na capa e com todos os diplomas e certificados que fui acumulando ao longo da vida, que eu não sou de ficar parado. A psicóloga não era a mesma, mas entretanto ocorreu-me uma ideia que tentei levar avante sem sucesso com a Associação de Estudantes da Faculdade de Comunicação Social - estaría na disposição de pagar 500 euros a quem escrevesse a minha história de vida – tipo entrevista. Ninguém repondeu. Perguntei, portanto, à psicóloga se ela estaría na disposição de a escrever, a troco da mesma quantia. Ela disse que não.

Desisti das “Novas Oportunidades”. Enfim, não se pode dizer que não tenha tentado. Sería interessante com tantos universitários a mais, que eles pudessem colaborar no sentido de melhor ajudar a compreender o objectivo e com o seu conhecimento providenciar um melhor documento sobre a vida dos eventuais candidatos. Não sei, digo eu. Agora sou considerado um empresário de sucesso. Não deixa de ser curioso.

Beijinhos e essas coisas,

3 comentários:

  1. Eu escrevo a tua historia de vida, e até posso fazer uns bonecos.
    Aposto que a tua historia de vida não se consegue escrever só com letras!
    Os bonecos vão ficar lá muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Ó pá se escreveres eu pago-te. ahahahahahah

    ResponderEliminar
  3. Olá Zé Miguel

    Hoje aceitei o repto, e estou a escrever no "Blog".
    Eu se fosse ao Zé Miguel não desistia de fazer o processo "Novas Oportunidades", porque este processo encaixa na perfeição no seu perfil.
    Não existe um portefólio padrão, o da "pombinha" era a expressão de várias competências daquela pessoa, com os bordados, e tudo, mais essas são as competências adquiridas por aquela pessoa. A psicóloga tinha o dever de explicar convenientemente, como se desenvolve o processo.
    Aconselho, se os conselhos fossem de jeito, não se davam vendiam-se...up's, em consultar o portal do Ministério da Educação- Processo RVCC - Portefólio Reflexivo de Aprendizagens - operacionalizado nos processos de RVCC
    de nível secundário, que é um instrumento central de trabalho, enquanto comprovação e reflexão sobre as competências
    desenvolvidas ao longo de um percurso de vida, e que podem conferir uma validação e/ou certificação de nível secundário.
    NÃO DESISTA.........eu acredito neste processo, qunado é realizado com seriedade, também existem os EFA...podemos falar sobre o portefólio, não necessitando pagar é claro...estas crónicas do "NORMAL ANORMAL" são para serem colocadas no portefólio reflexivo...
    BEIJOS
    Ana Maria

    ResponderEliminar