quarta-feira, 6 de junho de 2012

Mentir mata



Há tempos, pareceu-me ver um homem já feito, de fato e gravata, com ar solene a ver confrontado por uma data de gente que o responsabilizavam por uma serie de questões ao que ele não retorquia mas deixava para outro a sua defesa. Ora, ele, não obstante a indumentária espelhava na cara, coitado, talvez saia a alguém da família que não lhe passou uns bons genes, mas como dia, espelhava ser mentiroso sem margem para duvidas. Aquilo na televisão até é constrangedor. Ver um homem que mentiu com os dentes todos ser humilhado publicamente daquela maneira não é de facto para todos.

Curiosamente  fico com a ideia de que não é grave. Ao que parece a política e os que dela dependem habituaram-se a mentir. Às vezes nem sonhamos que eles estão a mentir tal é a desfaçatez e à vontade com que o fazem. Chega-se a pensar que talvez faça parte da escolaridade obrigatória – o mentir. Talvez esteja nos genes. Talvez os políticos saibam que mentir faz parte do jogo. Sabe-se lá qual a necessidade de mentirem tanto e com tanta petulância. Às vezes mentem uns aos outros e nós todos a vermos na televisão e ao vivo. Será que eles percebem que nós estamos a ver? Credo que aquilo é demais. Se um filho meu me mentisse daquela maneira eu tinha de tomar uma atitude em conformidade de modo a que ele percebesse que há consequências sérias quando se mente.


Vivemos um paradigma curioso. Vejamos o caso do tabaco. Há tempos alguém me oferecia para eu experimentar um cigarro que tem algo no filtro que se pode esborrachar fazendo com que o fumo cheire a mentol. Justificava essa pessoa a adopção desses cigarros pelo facto de que quando acaba de fumar não fica com a boca a cheirar a tabaco. E pasme-se – mais barato que os cigarros normais. No entanto tanto um como o outro maço têm escarrapachado em letras garrafais na face principal da embalagem dos cigarros a seguinte frase “Fumar mata”. Não deixa de ser curioso. O meu filho por exemplo sabe que eu fumo e não morro. Insisto em não morrer por cauda dos cigarros, mas no entanto está lá escrito que se morre. As máquinas de venda de cigarros são verdadeiras obras de arte. As caixas de cigarros é só design altamente apelativo e no entanto matam. É muito estranho.

Há tempos também descarreguei um jogo para o telemóvel. Dizia grátis, no entanto e a partir do dia em que fiz o descarregamento do jogo, aceitei sem saber, que me sacassem 4 euros por semana a pretexto de uma qualquer acumulação de pontos para adquirir mais jogos. Só dei conta passado umas semanas pelo que o que dizia grátis já não é grátis. O meu conceito de grátis é diferente do conceito da minha filha por exemplo. Ela sabe que pelo facto de dizer grátis não significa que não tenha agregado à oferta grátis uma cláusula qualquer que enterra um tipo até aos ossinhos. Ou seja – é mentira. Há quem defenda que não. Que se eu tivesse lido o contrato... Aquilo está em letras minúsculas, num texto que não tem fim e passa no ecrã do telemóvel que convínhamos para a minha idade é cansativo esforçar a vista para conseguir ler tudo. Devia ter feito o esforço. Não fiz. Sofri as consequências.

Ver políticos a mentir é triste. O que não é triste e até muito curioso é pensar que são seres humanos, inteligentes, capazes, iguais a qualquer outro ser humano e no entanto mentem desalmadamente. Porquê? Dinheiro? Poder? Talvez ou sem duvida. Laborinho Lúcio, informou os responsáveis por inúmeras cadeias espalhadas pelo país que terão de se preparar para receber um novo tipo de clientes (detidos) de “colarinho branco”. Que são pessoas diferentes e como tal têm de ser tratadas de maneira diferente. Ora, nem vão presos e serem diferentes de facto são, mentem com um descaramento e finuras impressionantes de tal modo que chegam a fabricar uma realidade que não existe.

Havia de estar lá na Assembleia escrito em letras garrafais para todos lerem – “Mentir mata”. Assim como assim não muda nada e fica bem. Dá assim uma espécie de sensação de responsabilidade e consciência social.

Beijinhos,

3 comentários:

  1. Mentir mata! Está boa!
    Quem serão os Estúpidos que metem aqueles mentirosos na assembleia, se apanho um deles...

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente, a única coisa que eu não perdoo, e tento ser cristã, é a mentira!!
    Traumas;)
    Parabéns!
    BJ

    ResponderEliminar