domingo, 13 de julho de 2014

O meu vizinho Bruce


Há tempos, parei de escrever. Talvez porque precisasse de ter saudades de escrever. Ajuda-me a ponderar sobre as coisas. Ao escrever os pensamentos são forçados a organizar-se, pois a escrita não consegue acompanhar os pensamentos. Pelo menos eu. Falta de motivos não terá sido com toda a certeza, vivemos momentos extraordinários, e todos os dias somos violentados com informação sobre assuntos que nem imaginávamos que existiam e ainda opinamos, não deixa de ser curioso. Tenho-me sentido nessa pele, ou, tenho tido consciência de que ela está sempre presente e que me quer sufocar. É uma luta diária para não comprar o que nos querem vender, sejam produtos, ideias, modas, etc, etc, etc…

Daí que me tenho enclausurado num mundo que preparei para o que sabia que aí vinha, e sendo eu como sou, sabia que ia sofrer as consequências das minhas escolhas, e tenho sofrido, e ainda bem, prefiro assim. É uma questão de “coluna vertebral” chamemos-lhe assim. Ou se tem ou não se tem e cada um sabe da sua, mas o facto é que se nota, sente-se, e por vezes, muito poucas, sejamos justos, concluímos que tínhamos razão, estamos a ser governados por pessoas malévolas, venenosas, esquizofrénicas e mentalmente doentes, e quando a cúpula é assim, o que daí para baixo vem não há-de ser melhor, antes pelo contrário. E sejamos honestos, não sendo transversal à sociedade portuguesa, não deixa de estar imensamente ramificada, acabando por nos tocar a todos de uma ou de outra forma. Foi a ganância que nos levou onde chegámos recentemente. O bolo-rei comido à dentada frente à televisão talvez para fazer passar a mensagem que que o que era preciso era encher a boca e pronto. Agora até a Merkel vem dar bitaites sobre o BES. Ao que chegámos de atraso em todas as frentes. Aliás, este Cavaco Silva foi das piores coisas que nos podia ter acontecido, mas é o que é e não deixa de ser o reflexo de alguns, não da maioria. De todo!



Não menos importante, se pensarmos bem é o facto de eu ter um vizinho no andar de cima chamado Bruce. Um pacato, não se dá por ele. Está quase sempre à janela, às vezes uiva quando vê um coelho ou uma perdiz no monte, mas por que o dono está a trabalhar fora, ficou ele sozinho na casa. E quando digo sozinho é mesmo isso. Vai lá uma pessoa todos os dias tratar dele, mas o facto é que de há meses para cá o ritual mantem-se podendo afirmar-se que quem mora lá é um cão. E é! Tenho pena que ele não fale… ou não. Talvez seja essa a ideia, ter por companhia um vizinho que me observa diariamente e nada me diz. Se faço bem ou mal. Nada. Nem uma crítica ou comentário. Está ali, no alto, a observar. E é enorme, um Rottweiler, mas nem se dá por ele. Quer dizer eu já dou. Sempre que vou lá fora olho para cima e às vezes lá está ele, outras não. É conforme lhe apetece. Ele olha para mim, como eu olho para as formigas, de cima, sempre. Seria interessante saber o que ele pensa das minhas alfaces, da minha couve e dos meus tomates cherry. O que é que ele pensa dos meus filhos, dos meus amigos e acima de tudo, o que é que ele pensa de mim. Mas não. É um cão, não fala, nem por gestos. Às vezes ladra, mas é tão raro que é como a trovoada, é só muito raramente. O que é que as formigas pensarão de mim?

É curiosa a vida. Eu gosto de pensar que nas infinitas possibilidades de eu poder existir ou não, coube-me em sorte a existência neste meu corpo que se vai conservando em condições não obstante o mal que lhe fiz na juventude. Hoje felizmente, a idade ajuda-nos, mudei radicalmente. Estou mais consciente de estar vivo. E cada dia, por causa disso tem-se tornado maior. As pequenas coisas também são importantes, e para elas é preciso ainda mais tempo, que é coisa que parece que não temos mas é uma ilusão. Nós temos todo o tempo que quisermos. É a verdadeira consciência dele que nos permite entender a nossa singularidade – somos nada na grandeza do universo, e no entanto há por aí cada ser humano mais imprestável! Enfim… é como as ervas daninhas e os sinais na pele - fazem parte do todo.


Beijinhos.

1 comentário:

  1. ***PUBLIC SERVICE ANNOUNCEMENT - IMPORTANT ALERT***


    VERY IMPORTANT INFORMATION FOR ALL IN CANADA AND THE U.S.A. AND MEXICO....

    PORTUGAL IS THE BIGGEST, RACIST, ANTI-SPANISH COUNTRY ON THE PLANET!

    I HEREBY ALERT ALL PEOPLE ON EARTH TO NOT BUY FROM PUTUGAL, DO NOT SPEND YOUR HARD, EARNED MONEY GOING THERE AND BOYCOTT ALL PORTUGEE STORES IN YOUR AREA! DON'T BUY THEIR GOODS OR WINES!!!

    THESE XENOPHOBIC RACISTS HAVE TO LEARN AND THE BEST WAY IS TO BLOCK THEM ECONOMICALLY!

    BE CAREFUL FRIENDS!

    ResponderEliminar